SUPERVISÃO
O que é a supervisão?
É uma prática intensiva da apreensão da relação na relação, que tem por objetivo acompanhar e facilitar o desenvolvimento do psicoterapeuta, de modo que ele possa aperfeiçoar o seu fazer.
Um psicoterapeuta que seja capaz de reconhecer como está sendo vivida a relação terapêutica no momento da supervisão, e não o que foi vivida.
A supervisão é uma atividade necessária na carreira do profissional/psicólogo que busca por aprimorar-se da prática clínica, seja este profissional recém-formado ou não.
É um trabalho realizado por um profissional, professor, supervisor e psicoterapeuta experiente, que dará subsídios a um pensar importante no fazer do terapeuta: o teórico, técnico e o experiencial.
Que leva em consideração as condições da Abordagem Centrada na Pessoa. Procura atingir o campo experiencial do supervisionando, onde o supervisor irá facilitar a conscientizar reflexões acerca da relação terapeuta e cliente, suas percepções e comunicações, sentimentos e atitudes presentes nos atendimentos experiênciados na supervisão.
Supervisões que dê subsídios ao psicoterapeuta para enfrentar as inúmeras invariáveis e imprevisibilidades que chegam na demanda clínica, aprendendo a construir uma relação com a pessoa que o procura. Levar em conta a pessoa inteira e não apenas o seu sintoma.
Uma supervisão que venha dar subsídios para que o psicólogo terapeuta construa uma relação profunda com seu cliente, na magnitude que se componha cada personalidade.
Além disto, o profissional que investe em supervisões tem uma oportunidade de aprendizado ampla de seu jeito de ser terapeuta.