top of page

Controle nos relacionamentos

Atualizado: 12 de out. de 2021



Estar em um relacionamento onde há excesso de controle acarreta prejuízos tanto para cada parte quanto para o casal. Quem está numa relação assim vai aos poucos perdendo sua identidade, liberdade, e autoconfiança, independência e autoestima.

A pessoa que se submete a uma relação de controle é aquela que não se percebe aceita pelas pessoas e está sempre tentando se adequar ao outro e muito pouco a si, tornando-se suscetível a parceiros controladores.

Preste atenção em algumas características do jeito de ser de uma pessoa que pode sinalizar ser alguém extremamente controlador:

- Geralmente é alguém bastante sedutor, demonstra estar "preocupado": se você chegou em casa bem, que horas vai sair para o trabalho, se vai sair de casa, quem vai com você e que horas vai voltar, vai te questionar do porquê não atendeu a ligação de telefone na hora que ligou... Tem um discurso do tipo: se estamos juntos, agora tudo é nosso, inclusive os acessos a celular, redes sociais, e-mails.

A pessoa controladora busca por sanar a sua insegurança tendo posse sobre a vida do outro e deste modo sente-se mais aliviada. Essa pessoa vive um extremo sofrimento. Ao não deixar seu parceiro viver a sua vida, ele também se priva de viver a sua, porque ocupa seu tempo investigando e vigiando os passos do outro.

Se você é aquela pessoa que fica com aquela ideia fixa de querer saber o tempo todo o que o outro está fazendo, fique atento a si mesmo. E se você tem a sensação de estar “pisando em ovos” com seu parceiro, CUIDADO - dê atenção a isto, porque pode significar que você está precisando de ajuda, seja para um psicólogo, psiquiatra ou até mesmo os dois.

O que permite que uma relação perdure são os contratos que o casal faz. Ninguém irá conseguir fazer com o outro permaneça ao seu lado por meio do medo. Somente o diálogo, a construção da intimidade do casal, da elaboração e manutenção da conjugalidade irá proporcionar um relacionamento saudável.


Até a próxima!!

___________________

Colunista:

Eliete Sergina de Sousa CRP 12/09352

Psicóloga Centrada na Pessoa

Instagram: @psicologaelietesergina

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Avenida Cláudio Zacchi Passa Vinte, Palhoça, 54, sala 01

bottom of page