Controle nos relacionamentos
- Psicóloga Eliete Sergina de Sousa
- 26 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2021

Estar em um relacionamento onde há excesso de controle acarreta prejuízos tanto para cada parte quanto para o casal. Quem está numa relação assim vai aos poucos perdendo sua identidade, liberdade, e autoconfiança, independência e autoestima.
⠀
A pessoa que se submete a uma relação de controle é aquela que não se percebe aceita pelas pessoas e está sempre tentando se adequar ao outro e muito pouco a si, tornando-se suscetível a parceiros controladores.
⠀
Preste atenção em algumas características do jeito de ser de uma pessoa que pode sinalizar ser alguém extremamente controlador:
⠀
- Geralmente é alguém bastante sedutor, demonstra estar "preocupado": se você chegou em casa bem, que horas vai sair para o trabalho, se vai sair de casa, quem vai com você e que horas vai voltar, vai te questionar do porquê não atendeu a ligação de telefone na hora que ligou... Tem um discurso do tipo: se estamos juntos, agora tudo é nosso, inclusive os acessos a celular, redes sociais, e-mails.
A pessoa controladora busca por sanar a sua insegurança tendo posse sobre a vida do outro e deste modo sente-se mais aliviada. Essa pessoa vive um extremo sofrimento. Ao não deixar seu parceiro viver a sua vida, ele também se priva de viver a sua, porque ocupa seu tempo investigando e vigiando os passos do outro.
⠀
Se você é aquela pessoa que fica com aquela ideia fixa de querer saber o tempo todo o que o outro está fazendo, fique atento a si mesmo. E se você tem a sensação de estar “pisando em ovos” com seu parceiro, CUIDADO - dê atenção a isto, porque pode significar que você está precisando de ajuda, seja para um psicólogo, psiquiatra ou até mesmo os dois.
⠀
O que permite que uma relação perdure são os contratos que o casal faz. Ninguém irá conseguir fazer com o outro permaneça ao seu lado por meio do medo. Somente o diálogo, a construção da intimidade do casal, da elaboração e manutenção da conjugalidade irá proporcionar um relacionamento saudável.
Até a próxima!!
___________________
Colunista:
Eliete Sergina de Sousa CRP 12/09352
Psicóloga Centrada na Pessoa
Instagram: @psicologaelietesergina
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Comments