top of page

O processo terapêutico

Atualizado: 26 de dez. de 2020



Por mais que o terapeuta possua condições para facilitar a ocorrência de um processo terapêutico, o cliente pode não assumir um crescimento efetivo, de modo ativo em sua transformação. Isto ocorre porque alguns clientes ficam contando fatos, problemas. Alguns até caminham para alguma transformação, mas de forma superficial.

Pode ocorrer que as sessões caminhem numa configuração de orientação pontual, o que pode ser positivo em alguns casos, porém requer dizer que neste caso não podemos chamar isto de processo terapêutico, porque este para ocorrer necessita ter fluxo, espontaneidade, e quem dá o rumo para isto, o tom, é o cliente e não as orientações do terapeuta, mesmo que este possua um bom senso de sabedoria sobre o vivido do cliente.

Como eu escrevi no texto sobre 'campo de experiência', o processo terapêutico é um caminho que é construído pelo cliente, por meio da experienciação de suas experiências. As experiências podem ser expressadas pela linguagem, seja verbal ou não-verbal.


Nesse fluxo o terapeuta possui sua importância, por facilitar a navegação por meio do diálogo, porém quem vai remar esse barco é seu próprio dono - a pessoa do cliente, mesmo que ele já tenha largado os remos e os deu a outro. Neste caso, o terapeuta facilita ao encorajamento para que se sente na proa, e segure os remos, que possa sentir como é estar no comando.


No processo e com o processo o cliente toma para si os remos e o trabalho vai se efetivando. As vezes, no início poderá sentir medo, achará que não vai dar conta, que não terá forças para prosseguir, porque mudança necessita de coragem. Mergulhar nesses medos e incapacidades será necessário para seguir em frente.

O terapeuta confiante prossegue, sereno, sem julgar, sem pegar a direção do barco. Aguarda e observa o movimento, que é de cada pessoa. Quando o cliente desabrocha, floresce, ah... esse momento é sentido como mágico, assim como já dito no livro de Antônio Monteiro dos Santos.


Até a próxima!!

___________________


Colunista:

Eliete Sergina de Sousa CRP 12/09352

Psicóloga (Unisul)/SC / Terapeuta Centrada na Pessoa (Espaço Viver/SC) 

Instagram: @psicologaelietesergina

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Avenida Cláudio Zacchi Passa Vinte, Palhoça, 54, sala 01

bottom of page