Procrastinação
- Psicóloga Eliete Sergina de Sousa
- 28 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de dez. de 2020

A procrastinação é um comportamento prejudicial à saúde mental e física. Pode ser confundido como preguiça, enrolação, do deixar para depois. Mas, não é bem assim!!
A pessoa que procrastina é aquela que faz várias coisas ao mesmo tempo e, deixa de fazer o que precisa ser feito.
Abre várias janelas e as mantém abertas por longo período. Neste movimento fica com a sensação de que:
Tem muito o que fazer e por isto nunca consegue colocar em dia.
As horas passam rápido, quando percebe, terminou o dia e mais uma vez não fez o necessário, restando sentimento de frustração, fracasso e culpa por ter perdido as oportunidades de tempo do dia.
Em meio ao volume de demandas que transitam no cotidiano, como as da internet; o desejo de realizar projetos; necessidades de estar com pessoas; de cuidar de si; do outro; do tempo dispendido para investir numa formação; no trabalho; no relacionamento e por aí a fora, as pessoas ficam abarrotadas sem saber o que fazer primeiro.
Por outra ótica vai existir aquelas que nem chegam a se comprometer com volumes de tarefas, por ter percepção de si de incapacidade e/ou perfeccionismo. Essas, Também procrastina, por ter um discurso de que 'amanhã eu começo'.
Importante salientar que a nocividade deste comportamento é a longo prazo, porque à medida que é deixado de lado o cumprimento das obrigações, responsabilidades, decepciona-se alguém e a si, podendo perder credibilidade e oportunidade.
Isto é visível na vida conjugal, no convívio familiar, na carreira profissional. Ao fim, se dá conta, por exemplo que ficou para trás nos ganhos de conhecimentos, na vida profissional e na forma física.
Maneiras de ser produtivo e acabar com a sua procrastinação:
É possível haver gerenciamento de tempo, concluir tarefas diárias dentro do previsto e sentir-se satisfeito com os resultados:
Sempre que você for fazer algo e vier aquele pensamento de depois eu faço! Agora só vou dar uma olhada em algo aqui! Ou vamos deixar para outro dia! Nesses momentos procure respirar. A respiração vai acalmar o volume de pensamentos do momento e lhe trazer o foco. Ela também auxilia na diminuição da impulsividade, sendo das características da pessoa que tem o hábito de procrastinar.
Crie hábitos e mantenha diariamente uma frequência de organização e cumprimento das suas ações objetivas. É melhor você se comprometer no cumprimento de uma entrega pequena e no prazo, do que uma entrega grande e fora do prazo
Grandes realizações são conquistadas com o tempo. Então invista tempo naquilo que você quer!!! Persista com foco e determinação.
Se for fazer um trabalho grande, divida-o em partes. Por exemplo: Um trabalho de conclusão de curso. Um benefício de fazer assim é que estará avisando seu cérebro sobre aquela parte e não do todo. Pessoas que procrastinam encontram dificuldades para conclusão de tarefas, quando visualizam ela por inteiro.
Sempre que você concluir um trabalho; sempre que você conseguir honrar com aquilo que prometeu, seja para você ou para outra pessoa, COMEMORE!!! O tempo conquistado precisa ser valorizado por você. Assim, vai aos poucos elevando sua autoestima, se enchendo de prazer por ter se esforçado e conseguido.
Até a próxima!!
___________________
Colunista:
Eliete Sergina de Sousa CRP 12/09352
Psicóloga (Unisul)/SC / Terapeuta Centrada na Pessoa (Espaço Viver/SC)
Instagram: @psicologaelietesergina
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Comments