Visão de Homem
- Psicóloga Eliete Sergina de Sousa
- 27 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2021

Uma das contribuições que a psicologia humanista traz para ciência é o estudo das pessoas saudáveis. Poder olhar a parte positiva do ser humano e não a doença.
Tem-se um jargão de que a pessoa que vai para terapia, vai para tratar problemas. Que é uma pessoa com problemas, e com isto deixasse de olhar para as capacidades existentes neste humano, que podem e devem ser valorizadas, potencializadas.
Quando uma pessoa senta a minha frente no consultório não fico querendo vasculhar sobre o que não deu certo no passado desta pessoa. Meu maior interesse é facilitar uma relação, onde essa pessoa consiga encontrar as suas capacidades.
Então, a visão de homem na psicologia humanista, aqui no caso falo pela ACP, terá todo seu embasamento no existencialismo fenomenológico, onde vai dizer que o ser humano é livre, responsáveis pelos seus atos, capaz de se posicionar diante da vida, mesmo sendo vítima de situações e fatos onde pessoas o machucaram. Ela é uma pessoa, que mesmo diante das adversidades irá conseguir contornar, enfrentar aquilo que alguém causou a ela e, seguir na vida crescendo, se desenvolvendo, se atualizando.
O homem na visão da ACP é um agente de mudança. Isto trás uma ideia mais otimista para psicologia. Vem dizer que pode-se acreditar que o ser humano é capaz de encontrar saídas; será capaz de superar dificuldades; será capaz de vencer para um foco positivo e saudável.
Porque não estamos olhando para aquele ser humano doente, mas para um ser humano com recursos, capaz de enfrentamento de suas capacidades, podendo entender o que se passa com ele, o que ocasiona seu sofrimento e, poder, encontrar recursos para sair desta condição da qual lhe deixou incongruente.
Até a próxima!!
___________________
Colunista:
Eliete Sergina de Sousa CRP 12/09352
Psicóloga Centrada na Pessoa
Instagram: @psicologaelietesergina
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Comments